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Relacionamento para engajamento e fidelização de clientes

O que é fidelização de clientes?

O marketing de relacionamento para engajamento e fidelização de clientes é o processo de manter os clientes já conquistados pela empresa.

Portanto trata-se de um trabalho maior do que só deixar os clientes satisfeitos.

Fidelizar clientes significa fazer com que os seus clientes conquistados fiquem satisfeitos com os produtos, serviços e experiências que você proporciona a eles,

Pois é desta maneira que continuam realizando mais compras.

A importância da fidelização de clientes?

Manter os clientes querendo mais é fundamental para o sucesso dos negócios, pois clientes fiéis são os melhores, eles ajudam você a crescer e manter os lucros altos.

O engajamento do cliente vai além de garantir que esteja satisfeito com os serviços ou produtos que sua empresa oferece.

Portanto, o objetivo ideal é transformar um cliente em um defensor da marca.

No marketing digital é muito importante ganhar novos clientes, mas, manter a fidelidade dos clientes que você já tem é essencial.

Conquistar novos clientes é mais difícil do que fidelizar, logo faz mais sentido apostar na clientela que você já tem do que investir em uma nova, então para conquistar a confiança, invista em relacionamento.

O que faz o cliente manter a lealdade e seja fiel à sua marca ou seu negócio, com certeza, é a

  • Qualidade dos serviços
  • Preço
  • Atendimento
  • Estrutura do negócio

Tudo isso traz muitas vantagens para o seu negócio, aumento das vendas e redução de custos, mas acontece que só isso não é o suficiente para fidelizar clientes e manter a fidelidade.

Investir em fidelização é melhor para você e seu negócio.

5 ideias para construir engajamento e manter a fidelização de clientes

1.Crie um sistema de pontos

O programa de pontos é baseado em um princípio simples: quanto mais você gasta, mais pontos você ganha em troca.

Sempre que um cliente faz uma compra em seu site (ou em sua loja física, se você tiver uma), eles ganham um determinado número de pontos dependendo do quanto tiverem gasto,

Podendo trocar por crédito para próximas compras ou trocar por um produto já estabelecido.

2.Configure um serviço de assinatura – programa pago

Um programa baseado em assinatura não apenas retém um cliente por um determinado período de tempo, mas também oferece incentivos únicos que ele não pode receber em nenhum outro lugar.

O seu programa pago deve incluir benefícios que sejam exclusivos aos membros, do contrário perderá seu valor.

3.Trate-os como VIPs

Todos os consumidores querem se sentir vistos e respeitados por aqueles que admiram – incluindo as marcas com as quais fazem negócios.

Portanto faça o seu cliente se sentir especial, status de um cliente valioso, reconhecendo suas contribuições e realizações pessoais.

4.Preste atenção às reclamações

A retenção de clientes depende da sua satisfação, então, se seus clientes estão insatisfeitos com o serviço que você oferece, por que eles voltariam para uma segunda visita?

Isso significa que cada reclamação que você recebe é como se fosse uma mini pesquisa de satisfação do cliente, portanto, certifique-se de usá-las para melhorar sua taxa de retenção de clientes.

5.Usar e-mail

Cada e-mail que você envia pode ajudar na retenção de mais clientes, mesmo quando você está enviando e-mails que não são realmente sobre fidelização de clientes.

Bem, dessa maneira enviar e-mails pode fazer parte do processo. A confirmação do pedido, a confirmação do envio, o acompanhamento, obrigado.

Com certeza é uma ótima oportunidade que você pode usar para definir expectativas, envolver mais o cliente e aumentar sua taxa de retenção de clientes.

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As regras de engajamento, relacionamento e fidelização de clientes para as mídias sociais

As mídias sociais oferecem uma riqueza de oportunidades para o envolvimento do consumidor, e popularidade da marca.

Mas, em um espaço tão aberto e dinâmico é importante considerar com cuidado o que você está fazendo.

Mídias sociais é o consumidor impulsionado, motivado, e é considerado uma promessa lucrativa e atraente para os profissionais de marketing,

Sendo assim a conexão dos consumidores on-line, a velocidade e a quantidade de informação que atravessam a rede podem atrapalhar o seu plano de trabalho.

Portanto as ‘regras’ das mídias sociais são realmente sobre a aplicação de um pouco de bom senso nas relações essencialmente humanas.

A principal coisa a lembrar é que isso é mídia social, logo as pessoas estão online para interagir e trocar informações e conteúdo com pessoas semelhantes e que pensam da mesma forma.

É improvável achar que eles estão interessados no seu último discurso de vendas, e certamente não estão interessados em campanha publicitária.

Eles querem algo interessante, divertido, informativo, peculiar, viciante… o que quer que os excite.

Quando se trata de mídia social, você não está apenas enviando uma mensagem, você está esperando uma resposta, mas o que você recebe pode não ser exatamente o que você estava esperando.

Você precisa de um plano para relacionamento, engajamento e fidelização de clientes, criar leads no marketing de mídia social: veja as dicas a seguir:

● Aproveite o que você já sabe:

Se você já tem uma grande variedade de conhecimento sobre seus clientes, quem são eles, o que eles gostam, o que fazem, onde eles se encontram, então,

isto é uma das principais razões para se envolver nas mídias sociais para conhecê-los ainda mais, mas o ponto é que você não vai entrar nessa de olhos fechados.

Use o seu conhecimento, aplique o que você já sabe sobre seus clientes, sobre seus interesses marca preferidas, etc. Aplique isso na sua estratégia de mídia social.

Melhore seu negócio de acordo com o que você está fazendo, para atingir ainda mais futuros clientes.

● Não entre despreparado:

Tenha um plano claro antes de começar, saiba com quem você está tentando se envolver e o que deseja alcançar.

Defina maneiras de avaliar e medir o seu sucesso, analise com frequência seus dados para ajudar a traçar o caminho certo. Mas lembre-se de ser flexível, e modifique seu plano se caso for necessário.

● Veja, ouça e aprenda:

Antes de se envolver em marketing de mídia social, passe algum tempo ‘investigando’, veja como funciona os sites de mídia social que você planeja atingir.

Pesquise em sites, leia os blogs e mergulhe você mesmo na mídia. Olhe, ouça e aprenda. Assim como na vida real, cada comunidade online é diferente.

Conheça e se habitue com as várias nuances antes de começar de cabeça.

● Seja aberto, honesto e autêntico:

Você será descoberto, e sua empresa pode se tornar ‘viral’, então nunca finja ser alguém ou algo que você não é.

● Seja relevante, interessante e divertido:

Tudo o que você faz deve agregar valor à comunidade, além de levar você em direção aos seus objetivos de negócio.

Seja útil, seja construtivo, seja interessante e divertido, converse com seu cliente, ofereça conselhos. Portanto faça um esforço real para se envolver com a comunidade em seus termos, este envolvimento traz confiança.

● Não envie mensagens de “spam”:

Não participe de sites de mídia social apenas para envio de links, e enviar informações sobre seus produtos ou então inundar a comunidade com postagens sobre o porquê sua empresa é a melhor coisa desde o pão fatiado.

Vai parecer spam e não adiciona nada para a conversa, pois na melhor das hipóteses, a comunidade irá ignorá-lo…na pior das hipóteses, um efeito viral negativo.

● Respeite as “regras”:

Se a mídia que você escolher para usar tiver políticas, diretrizes e regras, então, leia e cumpra.

● Respeite as pessoas:

Sempre respeite sua comunidade e membros. Isso não significa que você tem que concordar com eles; debate saudável é bom em qualquer comunidade.

Quando você discorda, no entanto, sempre seja educado e respeitoso com as pessoas. Eles têm tanto direito à opinião quanto você à sua. Não faça isso no pessoal.

● Responda ao feedback:

Receber um feedback é muito valioso, então mostre que você aprecia isso, que você está interessado em que eles têm a dizer.

Seja reativo e mostre a eles como você usou esse feedback de forma construtiva, seja honesto e transparente.

9 Dicas do marketing de relacionamento para engajamento e fidelização de clientes que você pode implementar para manter os compradores por perto.

  1. Defina expectativas realistas com antecedência.
  2. Desenvolva um programa de fidelidade.
  3. Preste atenção às perguntas dos clientes.
  4. Mergulhe nas reclamações.
  5. Seja ativo nas redes sociais.
  6. Segmente clientes anteriores com base em suas atividades.
  7. Use e-mail para nutrir relacionamentos.
  8. Produtos de interesse dos clientes.
  9. Envolver-se na responsabilidade social.

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Conclusão

Para atrair clientes que retornem, você precisa investir no marketing de relacionamento para engajamento e fidelização de clientes,

Então para você começar a construir um relacionamento com os seus clientes, atenda e superar as suas expectativas de forma consistente.

Um ótimo atendimento ao cliente mostrar que você se importa. Em troca, esses clientes se tornam fiéis e compram de você mais vezes.

Forje um relacionamento com seus clientes atuais, pois o engajamento e a fidelização a sua marca é a certeza de recomendação da sua empresa para amigos e familiares.

O verdadeiro marketing boca a boca, mais a fidelidade do cliente, andam de mãos dadas.

Procure sempre renovar os processos e produtos de modo a se manter atual e valioso para os seus clientes.

Acompanhe as principais tendências do seu mercado e invista na inovação.

Você estimula mais vendas e aumenta a fidelidade à marca se a sua proposta de valor estiver de acordo com seu negócio,

Afinal, para comprar mais e se manter fiel, em dado momento seu cliente vai querer algo novo, não é mesmo, pronto para fidelizar o seu público?

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boa sorte!

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